top of page

DEST4QUE

Alto desempenho é destaque nas disciplinas de Empreendedorismo e Estratégias Empresariais

Aproveitamento geral das turmas de segunda, quinta e sexta, de 2015/2, é surpreendente

Por: Márcio Marins

Fernanda (e), Larissa (c) e Bárbara (d) superam expectativas.

Fonte: divulgação.

Que modelo de prova será? Quantas questões? Serão questões dissertativas ou optativas? Por onde começar? Que conteúdo vai cair? Estas são apenas algumas das muitas dúvidas que surgem quando chaga a semana de provas.

 

Em meio às várias disciplinas para estudar e os compromissos fora da faculdade, o Grau A sempre é uma grande preocupação, ainda que o professor tenha postado todo o material no Moodle e trabalhado com ele na sala de aula. Para muitos, o resultado da primeira avaliação pode virar um pesadelo para o restante  do semestre. Tanto que a torcida, muitas vezes, é para que a angustiante semana de provas venha e termine logo.

 

Mas, uma galera esperta das disciplinas de Empreendedorismo e Estratégias Empresariais resolveu escrever uma história diferente.  O aproveitamento das turmas em relação à média da faculdade foi superior a 75%. 

Fonte: dados da pesquisa (2015).

Considerando o aproveitamento por faixa de desempenho, 56 alunos tiraram de letra e ficaram com notas acima de 9,0, dando um destaque especial para 14 pessoas que gabaritaram o Grau A. Na turma de Empreendedorismo de segunda, Fernanda Brandalise ficou com o 1º lugar entre os destaques, enquanto Carlos Alexandre Motta ficou com o 2º lugar. Na turma de Empreendedorismo da sexta foi a vez de Bárbara Girelli e Maria Madalena Dini brilharem no 1º e 2º lugar, respectivamente. Na turma de Estratégias Empresariais, Larissa Cardoso Lopes mandou bem e aparece como 1º lugar entre os destaques da turma, seguida de Juliana Boeira Pinto, 2º lugar. 

Para dar uma força na prova, o canal Fora da Caixa lançou os podcasts com a revisão para o pessoal ouvir quando e onde quisessem.

Fonte: dados da pesquisa (2015).

Entre as diversas atividades que fizeram parte do Grau A, o desafio da Silly Cow, um projeto proposto no livro Business Model Generation, de Alexander Osterwalder, mostrou como a galera se puxa na criatividade. O objetivo foi fazer as turmas contextualizarem a aplicação do Design Thinking dentro da disciplina de Empreendedorismo. Mas o resultado foi a elaboração de quase 20 protótipos em papel muito legais e divertidos.

 

Depois da pressão, agora é correr para o abraço, comemorar, mas não por muito tempo, pois o Grau B vem aí e os desafios serão grandes. O negócio é remobilizar a galera para fechar 2015/2 com chave de ouro.

bottom of page